Não se esqueça: a hora vai mudar - TVI

Não se esqueça: a hora vai mudar

Relógio

27 países da UE atrasam uma hora os seus relógios na madrugada de domingo, quando termina o horário de Verão e começa a aplicar-se o de Inverno

Os cidadãos dos 27 países da UE atrasam uma hora os seus relógios na madrugada do próximo domingo, dia 26, quando termina o horário de Verão e começa a aplicar-se o de Inverno, escreve a Lusa.

Com a mudança de domingo, três Estados membros (Reino Unido, Irlanda e Portugal) seguirão o horário GMT, enquanto que a Espanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia e Holanda acertarão os seus relógios para GMT+1.

A mudança de horário, que se efectua duas vezes ao ano, está regulado por una directiva europeia de 2001, que fixa como datas para a modificação o último domingo de Março e o último domingo de Outubro.

O objectivo desta medida, que se começou a generalizar a partir de 1974, após a primeira crise do petróleo, é a poupança energética, mediante um menor consumo em iluminação.

Não obstante, a alteração da hora tem também os seus detractores, que asseguram que ta mudança tem efeitos prejudiciais sobre a saúde humana e animal, ligados à secreção de melatonina, uma proteína que regula o sono.

Por seu lado, a Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia alteram a hora para GMT+2.
Continue a ler esta notícia