Administradores Hospitalares querem criar Ordem profissional - TVI

Administradores Hospitalares querem criar Ordem profissional

Saúde (Foto Cláudia Lima da Costa)

Presidente da Associação considera que isso permite garantir uma melhor gestão dos hospitais em nome dos doentes

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares quer converter-se numa Ordem profissional, considerando que isso permite garantir uma melhor gestão dos hospitais em nome dos doentes.

Num encontro com jornalistas, a presidente da Associação, Marta Temido, disse que a criação de uma Ordem dos Administradores Hospitalares ainda terá de ser discutida em assembleia-geral, mas adiantou que poderia ser uma mais-valia para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

«É um percurso que consideramos muito importante para a defesa de uma melhor gestão do SNS. Estamos a falar de um setor em que os custos são os que conhecemos e de uma área, a hospitalar, que é particularmente complexa», justificou.

Recordando que na área da saúde existem seis ordens profissionais, Marta Temido frisou que estas estruturas visam sempre melhorar o acesso das pessoas ou utilizadores abrangidos.

«Quando me dizem que uma administração atua de forma diferente de outra isso eventualmente pode não ser equitativo. Se houver uma vinculação dos administradores hospitalares a outras obrigações em termos éticos, que uma ordem profissional exige, talvez o interesse público dos doentes esteja melhor garantido», comentou.

A responsável acrescentou que gostaria de ter na futura Ordem uma representação dos utentes, com pessoas da sociedade civil que contribuam com as suas opiniões.
Continue a ler esta notícia