Julgamento contra Tvind na Dinamarca - TVI

Julgamento contra Tvind na Dinamarca

Cinco líderes do Teachers Group fugiram. Serão julgados à revelia

Michael Durham, jornalista londrino e especialista nos negócios levados a cabo pelo Teachers Group, Humana e Tvind, fala do processo judicial que decorre na Dinamarca e na fuga do líder do TG para o México.

O julgamento por fraude e evasão fiscal contra Amdi Petersen e cinco outros líderes da Humana/Tvind e Teachers Group ficará concluído em Agosto deste ano, mesmo que os acusados não estejam na Dinamarca para serem presentes a tribunal. Um mandato internacional de captura foi emitido para Petersen, fundador do Teachers Group e o responsável pelas actividades de caridade da Humana, para responder por acusações de fraude e evasão fiscal no valor de milhões de dólares na Dinamarca.

As autoridades suspeitam que Petersen e outros quatro elementos fugiram para o México, no final de 2006, que não tem tratado de extradição com a Dinamarca. O sexto elemento, Poul Joergensen estava a monte na Dinamarca, até ter sido recentemente encontrado pela polícia.

Petersen foi visto em Singapura, no passado dia 3 de Dezembro, mas conseguiu fugir. Às autoridades policiais de diversos países foi pedido que procurem os outros cinco acusados.

Quais escolas realmente ensinam?

Segundos testemunhos de voluntários que ingressaram nas escolas da Tvind, nestas instituições deveriam aprender sobre como trabalhar e ajudar o Terceiro Mundo. Mas de acordo com os estudantes não aprendem nada, a não ser como pedir dinheiro nas ruas.

Como é que a roupa em segunda mão está relacionada com as escolas? (O dinheiro proveniente das roupas vai para o funcionamento das escolas de voluntários para o Terceiro Mundo, como as caixas da Gaia - nos Estados Unidos - anunciam?)

Todo o tipo de proveitos financeiros vai para as empresas em paraísos fiscais. Só alguns dos líderes têm acesso às contas e eles decidem, conforme o sistema da economia comum, para onde o dinheiro vai. O dinheiro da venda das roupas não vai para as escolas. Estas - tal como a venda de roupa em segunda mão - existem para ganhar dinheiro.

Quantos alunos calcula que estarão desencantados com a Tvind, Humana People to People ou Gaia?

Da minha experiência, em frente ao site Tvind Alert, cerca de 50 por cento dos estudantes que ingressam nas escolas desistem poucos meses depois. Poucos terminam o percurso de 18 meses. Eu recebo muitas cartas de estudantes que dizem que não acreditavam no site - Tvind Alert - mas depois mudaram de opinião, e garantem que é verdade o que lá está escrito. Muitos sentem-se explorados e desconfiados, porque tentam descobrir as respostas para as suas inúmeras questões mas não conseguem. Claro que alguns ficam nas escolas porque querem ir para a África, e menos ainda do que estes, integram o Teachers Group.
Continue a ler esta notícia