Um homem e uma mulher morreram este domingo na sequência do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ao início da tarde, no Itinerário Complementar 1 (IC1), no concelho de Ourique, em Beja, revelou a GNR.

O Comando Territorial de Beja da GNR disse à agência Lusa que o acidente aconteceu ao quilómetro 688,7 do IC1, no sentido norte/sul, na zona de Santana da Serra, provocando, inicialmente, três feridos graves, todos de nacionalidade estrangeira.

Dois dos feridos, um homem, de 53 anos, e uma mulher, cuja idade a GNR ainda não se conseguiu apurar, foram transportados ainda com vida para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Castro Verde, em Beja, mas “acabaram por falecer”, já depois de darem entrada na unidade, revelou a fonte.

O outro ferido grave do sinistro, um jovem de 16 anos, foi levado para o Hospital de Beja, mas, entretanto, foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acrescentou a fonte da Guarda.

Contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja referiu que os bombeiros receberam o alerta para o despiste do veículo ligeiro de passageiros às 13:20.

Para o socorro às vítimas, de acordo com o CDOS, foram mobilizados 24 operacionais, apoiados por nove veículos, incluindo meios dos bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), incluindo a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja e a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Castro Verde.

Durante as operações, o trânsito naquela zona do IC1 esteve condicionado, disse a GNR, referindo que a situação já se encontra normalizada.

As causas do acidente vão, agora, ser averiguadas pelo Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) de Beja da GNR, afirmou a fonte policial.

Redação / AR