Ofereceu-se para ajudar idoso no multibanco e levou-lhe o dinheiro - TVI

Ofereceu-se para ajudar idoso no multibanco e levou-lhe o dinheiro

Idosos

PSP lembra dicas para evitar ser vítima de burla

Relacionados
Dois homens, de 42 e 49 anos, foram detidos, esta quinta-feira, na Cruz Quebrada, por furto qualificado, anunciou esta sexta-feira a PSP.

Os suspeitos actuaram «quando um idoso de 79 anos, com uma extrema debilidade física, se preparava para levantar dinheiro». Um dos indivíduos abordou o idoso, junto ao multibanco, em Linda-a-Velha, e ofereceu-se para o ajudar, mas acabou por levar-lhe 200 euros.

O assaltante fugiu até uma viatura, onde se encontrava o outro detido, à sua espera, e abandonaram o local.

A PSP, depois de contactada pela vítima, que terá dado uma identificação precisa do assaltante, conseguiu «interceptá-los nas imediações do local do crime».

Detidos já estavam referenciados

Foram apreendidos os 200 euros resultantes do assalto, o veículo ligeiro onde os suspeitos se deslocavam, duas câmaras de filmar, um auto-rádio, quatro relógios de marca e um faqueiro de cozinha.

Ambos os detidos estavam já referenciados pela prática de burlas/furtos a pessoas idosas. De acordo com a PSP, vendiam «objectos falsificados ou avariados, por preços muito superiores ao seu fraco valor, abordando as vítimas como se fossem conhecidos de familiares/amigos destas».

Entre 2005 e 2009, o homem de 42 anos é suspeito de cinco crimes de burla a idosos, todos na região de Lisboa e todos com este método.

Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras esta sexta-feira para primeiro interrogatório judicial e aplicação da medida de coação.

Conselhos da PSP

Para evitar ser vítima de burla, a PSP aconselha: «Evite dar informações sobre a sua vida a pessoas estranhas; não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas em casa; desconfie de esquemas em que lhe prometam ganhos fáceis; tome uma atitude discreta quando for ao banco levantar ou depositar dinheiro e preste atenção aos indivíduos mal intencionados.»

A PSP pede ainda aos idosos para terem «sempre à mão os números de telefone para poder comunicar com alguém, principalmente com a Polícia, e tentarem memorizar as características dos suspeitos, a viatura utilizada e o destino seguido».

«Se for abordado por desconhecidos que lhe prometam vantagens ou lucros, não se esqueça: poderá estar a ser vítima de um conto do vigário. Não se deixe convencer e informe de imediato a Polícia», diz o comunicado da força policial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados