D. Manuel Clemente substitui D. José Policarpo - TVI

D. Manuel Clemente substitui D. José Policarpo

Bispo do Porto será anunciado este sábado pela Igreja como novo Patriarca de Lisboa. O nome de D. Manuel Clemente terá sido revelado pelo cardeal francês Jean-Luis Tauran, o mesmo que anunciou o Papa Francisco ao mundo

Está confirmado: D. Manuel Clemente, 64 anos, vai mesmo substituir D. José Policarpo como Patriarca de Lisboa. A informação foi confirmada pela TVI e deverá ser anunciada oficialmente este sábado pelas 11h.

O nome do bispo do Porto tinha vindo a ser avançado há alguns meses, a partir do momento em que D. José Policarpo anunciou o pedido de renuncia ao cargo por ter atingido o limite de idade (75 anos).

Segundo foi possível apurar, o nome de D. Manuel Clemente terá sido revelado pelo cardeal francês Jean-Luis Tauran, o mesmo que anunciou o Papa Francisco ao mundo.

José Policarpo sucedeu a António Ribeiro em 1998, uma sucessão esperada desde que em março 1997 tinha sido nomeado arcebispo coadjutor de Lisboa.

O título de patriarca é atribuído ao prelado de Lisboa desde os princípios do século XVIII. A elevação a cardeal será decidida no primeiro consistório que se realizar após a nomeação.

D. Manuel Clemente, bispo do Porto lançou recentemente um livro intitulado «Tempo para uma nova evangelização». Na reflexão sobre o presente e o futuro da Igreja, o bispo do Porto constata a existência de novos paradigmas culturais e civilizacionais que estão a provocar mudanças estruturais nas sociedades.

Neste seu depoimento D. Manuel Clemente fala sobre nova evangelização e também da sua percepção em relação às primeiras palavras e atitudes do Papa Francisco.

Percurso na Igreja

Manuel José Macário do Nascimento Clemente nasceu em Torres Vedras a 16 de Julho de 1948. É bispo do Porto desde 22 de fevereiro de 2007.

Após concluir o curso secundário, frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa onde se formou em História. Ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973. Em 1979 licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992, com uma tese intitulada «Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A Sociedade Católica (1843-1853)». Desde 1975, lecciona História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, com o título de bispo titular de Pinhel, a 6 de Novembro de 1999. Em 2008 foi o primeiro bispo português a transmitir a mensagem de Natal através do youtube.

Foi galardoado com o Prémio Pessoa em 11 de Dezembro de 2009, o primeiro dignitário da Igreja a receber essa distinção. Em 25 de Abril de 2011 foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto. É vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desde 2011.

É autor de uma vasta obra historiográfica, com destaque para títulos como: Portugal e os Portugueses e Um só propósito publicados em 2009, Igreja e Sociedade Portuguesa, do Liberalismo à República e Nas Origens do Apostolado Contemporâneo em Portugal ¿ A Sociedade Católica (1843¿1853).
Continue a ler esta notícia