O mau tempo que se regista nos Açores já "originou, desde a madrugada de hoje, 14 ocorrências", obrigando ao "realojamento de duas pessoas na ilha Terceira", disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil açoriana.

A mesma fonte adiantou que, do total das ocorrências, "seis foram inundações de vias", uma no concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, duas em Angra do Heroísmo e três na Praia da Vitória, concelhos da ilha Terceira.

Há ainda o registo de "inundações em habitações, uma das quais num anexo de uma residência em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, três na Praia da Vitória e quatro no concelho de Angra do Heroísmo", uma delas ocorreu numa moradia", cujo "teto estava em risco de colapsar", pelo que foi necessário "realojar duas pessoas, o que ficou sob a responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo", especificou.

Nos locais têm estado elementos dos Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros e a direção regional das Obras Públicas e Comunicação", acrescentou à Lusa a mesma fonte.

Os grupos oriental e central dos Açores estão sob aviso laranja durante esta terça-feira, devido às previsões de chuva forte, podendo ser acompanhada por trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o aviso laranja para as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vai estar em vigor até às 21:00 locais (22:00 em Lisboa), passando a aviso amarelo, a partir daquela hora e até às 06:00 de quarta-feira, devido às previsões de chuva forte e trovoada.

O aviso laranja está ainda em vigor até às 15:00 locais desta terça-feira para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), passando a amarelo a partir daquela hora e até às 18:00 de hoje, por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.

Para aquelas ilhas dos grupos oriental e central do arquipélago, o IPMA emitiu ainda avisos amarelos durante o dia de hoje, devido às previsões de vento.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto ao aviso amarelo, é emitido em casos de "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", de acordo com o IPMA.

VEJA TAMBÉM:

SETE ILHAS DOS AÇORES SOB AVISO LARANJA DEVIDO A CHUVA FORTE E TROVOADA

/ DA