Sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter registado nos Açores - TVI

Sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter registado nos Açores

Sismo

Sismo registou-se pouco depois das sete da manhã desta segunda-feira

Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter registou-se esta segunda-feira nos Açores.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo registou-se 14 quilómetros a noroeste dos Ilhéus das Formigas às 07:07, hora local - mais uma hora em Lisboa-, a oito quilómetros de profundidade.

 

Os Ilhéus das Formigas ficam a norte da Ilha de Santa Maria, que integra do Grupo Oriental do arquiélago açoriano.

Já o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), informa que o sismo foi registado às 07:07 locais (08:07 em Lisboa) mas que teve 4,8 na escaka de Richter.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Água Retorta, Faial da Terra, Senhora dos Remédios, Povoação, Ribeira Quente e Furnas, no concelho da Povoação.

O sismo foi ainda sentido com intensidade IV no Nordeste, Achada, Achadinha e Salga, no concelho de Nordeste, e em Ponta Garça, Ribeira Seca, S. Miguel, S. Pedro e Água d'Alto, no concelho de Vila Franca do Campo.

A Proteção Civil refere ainda que o sismo também sentido com intensidade III/IV na Ribeira Chã, Água de Pau, Santa Cruz, Nossa Senhora do Rosário e Cabouco, no concelho de Lagoa, e Lomba de S. Pedro, Lomba da Maia, Maia, São Brás, Porto Formoso, Ribeirinha, Ribeira Seca, Rabo de Peixe e Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande.

Este evento foi ainda sentido com intensidade III/IV no Livramento, S. Roque, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, S. Pedro, S. Sebastião e Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada", lê-se no comunicado enviado às redações, acrescentando que o sismo foi sentido com intensidade III nas Feteiras, Candelária, Ginetes, Santa Bárbara e Capelas, no concelho de Ponta Delgada.

De acordo com a Proteção Civil dos Açores, "o CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário".

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE