Pistácios com salmonelas, para já, não - TVI

Pistácios com salmonelas, para já, não

Sociedade

Ministério da Agricultura nega importação de produto contaminado, mas mantém-se alerta

Relacionados
O Ministério da Agricultura afasta, para já, a possibilidade de os pistácios contaminados com salmonelas nos Estados Unidos terem sido comercializados em Portugal, mas mantém-se alerta.

«Não há para já indicação de que o produto tenha sido importado», disse à Lusa fonte oficial do Ministério da Agricultura, esclarecendo no entanto que as autoridades se mantêm atentas.

As autoridades norte-americanas detectaram segunda-feira a presença de salmonelas numa fábrica de transformação de pistácios e a agência encarregada da segurança alimentar nos Estados Unidos recomendou que este fruto seco não seja consumido.

A agência de regulamentação dos produtos alimentares e dos medicamentos, FDA, desaconselha o consumo, não só de pistácios, mas também de produtos contendo esse ingrediente.

A empresa «Setton Pistáchio», do grupo «Terra Bella», segundo maior produtor de pistácios dos Estados Unidos, estava a ser alvo de um inquérito desde finais de Março após o grupo norte-americano «Kraft Foods» ter informado as autoridades de uma contaminação por salmonelas nos pistácios contidos nas suas barras de cereais.

As inspecções levadas a cabo «indicam a presença de salmonelas nas zonas críticas da fábrica e a possibilidade de contaminação nos produtos crus e confeccionados», afirma a FDA no seu site.

O grupo «Terra Bella», que interrompeu a distribuição de pistácios quando o alerta foi dado e já retirou do mercado 450 toneladas deste fruto, anunciou em comunicado que irá continuar a recolha relativamente a outros lotes colocados à venda.

No ano passado, nove pessoas morreram e 700 ficaram doentes devido a intoxicações por consumo de amendoins contaminados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE