Concelho de Monchique com risco elevado de incêndio - TVI

Concelho de Monchique com risco elevado de incêndio

Monchique

E mais 30 com risco moderado, segundo dados do IPMA

O concelho de Monchique, no Algarve, apresenta nesta terça-feira risco elevado de incêndio, enquanto outros 30 concelhos do país registam risco moderado de fogo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Aljezur, Vila do Bispo, Portimão e Lagos são os outros concelhos algarvios com risco moderado, de acordo com a informação disponibilizada na página de internet do IPMA.

O risco elevado de incêndio é o terceiro mais grave numa escala de cinco, que varia entre os níveis reduzido e máximo.

No nível moderado, encontram-se igualmente 26 concelhos do interior norte do país, entre Sabugal e Freixo de Espada a Cinta, passando por Casto Daire e Arouca.

O cálculo do risco de incêndio é feito com base nos valores, observados às 13:00 de cada dia, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 23 incêndios, que foram combatidos por 146 bombeiros e apoiados por 43 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto no litoral a norte do Cabo Carvoeiro no final do dia e chuva no Minho e Douro Litoral.

O vento estará, em geral, fraco e prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima na região Centro.

Em Lisboa, o céu estará muito nebulado e poderão ocorrer aguaceiros fracos, enquanto no Porto, o céu estará geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto para o final do dia, podendo chover nessa altura.

Quanto às temperaturas, Faro terá uma máxima de 20 graus celsius e uma mínima de 11º, enquanto Lisboa terá 19º de máxima e o Porto 17º. Nestas duas cidades, a temperatura mínima deverá rondar os 10 graus.
Continue a ler esta notícia