O incêndio florestal que deflagrou esta tarde na freguesia de Ameixial, no concelho de Loulé, distrito de Faro, foi dominado por volta das 21:40, adiantou esta quarta-feira à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo explicou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o incêndio, que teve início pelas 16:30 num povoamento de pinhal na freguesia de Ameixial, foi considerado dominado por volta das 21:40, sem registo de danos ou de feridos até ao momento.

A página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) refere que pelas 22:30 estavam ainda no local 134 operacionais apoiados por 45 viaturas.

Fonte do CDOS de Faro tinha adiantado à Lusa, durante a tarde, que o incêndio lavrava com duas frentes ativas em zona de mato.

Já o incêndio que deflagrou na madrugada de segunda-feira em Castro Marim, no Algarve, e que foi dado como dominado na terça-feira mantinha no local, também pelas 22:30, 143 operacionais apoiados por 48 viaturas.

Na terça-feira, em conferência de imprensa depois de dominado o incêndio, o comandante das operações no terreno, Richard Marques, realçou a importância do período de consolidação e de rescaldo.

O plano gradual de desmobilização vai acompanhar aquilo que é o risco, vamos manter capacidade instalada no terreno que permita fazer face a reativações que possam surgir, tal como apareceram hoje [terça-feira], para garantir que rapidamente se podem debelar, caso elas surjam”, afirmou.

O comandante das operações de socorro sublinhou ainda que o incêndio, do ponto de vista da propagação, se desenvolveu com muita intensidade, atingindo “uma taxa de expansão média de 650 hectares por hora” e um “perímetro de 43 quilómetros”.

O incêndio afetou uma “área estimada de 6.700 hectares, já [calculada] com recurso ao sistema Copérnico, da União Europeia”.

Chegaram a estar envolvidos no combate às chamas mais de 600 operacionais, com mais de 200 veículos, cerca de uma dezena de meios aéreos e 10 máquinas de rasto, tendo sido deslocadas de casa 81 pessoas, segundo a GNR.

/ CE