Maior fogo em Portugal este ano destruiu mais de dois mil hectares - TVI

Maior fogo em Portugal este ano destruiu mais de dois mil hectares

Incêndio (NUNO ANDRE FERREIRA / LUSA)

Incêndio ocorreu em São Miguel do Mato, região entre o Douro e Vouga

Relacionados
O maior incêndio registado em Portugal desde o início do ano consumiu 2.441 hectares na última semana de Julho, na região entre o Douro e Vouga, de acordo com os dados actualizados pelo Concelho Europeu.

Este incêndio ocorreu em São Miguel do Mato, com data de ignição registada a 26 de Julho, e dos 2.441 hectares consumidos 73 por cento correspondiam a floresta de folha larga, 17 por cento de floresta mista, cinco por cento de arbustos e matos e 4,8 por cento de terrenos agrícolas.

O Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), do Centro de Investigação Conjunto do Conselho Europeu, divulga no seu endereço electrónico que em Portugal, na última semana de Julho, ocorreram vários incêndios com áreas ardidas superiores a 200 hectares.

O EFFIS divulga que entre os dias 23 e 27 de Julho arderam 645 hectares na localidade de Friumes, na zona do baixo Mondego, 447 hectares no lugar da Várzea da Ovelha e Aliviada, na região do Tâmega, 819 hectares em Arga de São João, junto a Ponte de Lima, e 732 hectares em Sobradelo da Goma na zona do Ave.

Na localidade da Branca, no baixo Vouga, e também entre as mesmas datas, arderam mais 829 hectares, na Cova da Beira 610 hectares registados de área ardida junto à localidade de Macainhas.

O Conselho Europeu regista e divulga através do sistema de satélites de alerta de fogo que em permanência acompanham toda a Europa e norte de África, incêndios com áreas ardidas superiores a 20 hectares.

De acordo com o relatório da AFN, em Portugal arderam 86.674 hectares e registaram-se 26.136 ocorrências de fogo, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2009.

De acordo com o último relatório provisório disponibilizado pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), à data de 15 de Julho, o distrito do Porto foi o que registou mais ocorrências, com 1303 fogachos ou situações de fogo.

Ainda segundo a AFN, em Portugal, ocorreram três grandes incêndios que consumiram mais de 100 hectares até 15 de Julho, dois deles no distrito de Viana do Castelo, no lugar de Nogueira com 535 hectares e em Ponte da Barca com 126 hectares de área ardida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE