Extinto incêndio em mato em Paredes - TVI

Extinto incêndio em mato em Paredes

  • AM - Notícia atualizada às 12:21
  • 21 mai 2017, 09:21

Fogo deflagrou às 5:35

O incêndio que deflagrou na localidade de Baltar, concelho de Paredes, distrito do Porto, foi extinto cerca das 11:30, segundo informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com a ANPC, no local do incêndio em mato, que deflagrou às 5:35 deste domingo, encontram-se ainda 77 operacionais, com o apoio de 24 veículos.

Às 11:50, a ANPC dava ainda conta de cinco incêndios nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, todos com menos de 10 operacionais no terreno.

Este domingo, os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Aljezur, Castro Marim e Alcoutim estão em ‘risco máximo’ de incêndio. Segundo o IPMA, encontram-se ainda em ‘risco muito elevado’ de incêndio 20 concelhos dos distritos, de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Coimbra e Castelo Branco.

Risco UV

Quase todas as regiões do país apresentam risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, as regiões de Braga, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Funchal e Porto Santo (Madeira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV.

As regiões de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Portalegre e Angra do Heroísmo (ilha Terceira, Açores) estão com níveis ‘elevados’.

Segundo o Instituto, Beja, Bragança e Horta (Faial, Açores) apresentam risco ‘moderado’ e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores, Açores) níveis ‘baixos’.

O IPMA prevê para este domingo no continente céu com períodos de muita nebulosidade em especial por nuvens médias e altas, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, e aumentando de nebulosidade no litoral a sul do cabo Carvoeiro a partir do meio da tarde e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos até ao meio da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando até meio da tarde, moderado a forte no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul com rajadas até 75 quilómetros por hora, rodando gradualmente para o quadrante sul, e para noroeste na faixa costeira a norte do cabo Carvoeiro a partir do meio da tarde.

O instituto prevê ainda subida da temperatura mínima, que será acentuada nas regiões Norte e Centro e pequena descida da máxima na região Sul.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, no Porto entre 16 e 30, em Vila Real entre 16 e 30, em Viseu entre 15 e 29, em Bragança entre 13 e 28, na Guarda entre 15 e 24, em Coimbra entre 17 e 31, em Santarém entre 17 e 33, em Castelo Branco entre 17 e 29, em Portalegre entre 17 e 27, em Évora entre 15 e 27, em Beja entre 17 e 25 e em Faro entre 19 e 24.

Continue a ler esta notícia