Fogo em Sernancelhe levou à retirada de idosos e obrigou ao corte de estrada - TVI

Fogo em Sernancelhe levou à retirada de idosos e obrigou ao corte de estrada

  • .
  • PP/CE (atualizado às 22:16)
  • 6 ago 2020, 17:12

Incêndio mobiliza mais de 300 operacionais. Durante a tarde, vários idosos tiveram de ser retirados de algumas aldeias para locais mais seguros.

Mais de 300 operacionais combatiam às 21:40 desta quinta-feira o incêndio que lavra em Sernancelhe, distrito de Viseu,

A Estrada Nacional (EN) 226 foi cortada e o fogo está a colocar “em maior risco” duas localidades, informou fonte da Proteção Civil.

O incêndio continua ativo e, neste momento, em maior risco estão as localidades de Granjal e Vila da Ponte e a EN226 está cortada”, disse.

Acrescentou que “estão a ser direcionados meios para as localidades que correm mais riscos” e “o vento continua com rotações constantes e muito fortes, prejudicando a estratégia de combate”.

O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe adiantou que “a situação está muito delicada” em Granjal e Vila da Ponte e “a população está a ser informada do ponto de situação”.

As pessoas estão junto das suas casas a ajudarem como podem e a população mais idosa está concentrada num espaço seguro. Não há nenhuma aldeia evacuada, mas temos tudo preparado para o caso de ser necessário”, afirmou Carlos Silva Santiago.

O alerta para o fogo em mato e pinhal foi dado às 12:02 e, às 21:40, estavam no local “mais de 300 operacionais apoiados três máquinas de rasto e mais de 100 viaturas”, segundo o comandante distrital.

Durante a tarde, foram retiradas pessoas idosas de algumas aldeias para lugares mais seguros, segundo o comandante distrital da Proteção Civil.

O incêndio está ativo, há muito vento em constantes mudanças de rumo e há aldeias no sentido de progressão do incêndio. Estamos, neste momento, a reposicionar meios para salvaguardar essas aldeias de onde já foram retiradas pessoas idosas para lugares seguros”, relatou o responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos