31 concelhos com risco máximo de incêndio - TVI

31 concelhos com risco máximo de incêndio

Sol

Quase todo o território nacional está hoje com o índice muito alto de radiação ultravioleta

Portugal continental tem hoje 31 concelhos em risco máximo de incêndio, distribuídos maioritariamente pelo centro e norte do território, de acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia.

De acordo com a agência lusa, a exceção é o concelho de Mochique, no Algarve, o único mais a sul na lista dos que estão em risco máximo de incêndio para o dia de hoje.

A norte estão hoje em alerta máximo os concelhos de Cabeceiras de Baixo, Castelo de Paiva, Baião, Resende, Cinfães, Arouca, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Aguiar da Beira, Mangualde, Fornos de Algodres, Trancoso, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda e Sabugal.

No centro do território estão no nível de risco de incêndio mais elevado os concelhos de Mação, Sardoal, Vila de Rei, Sertã, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Miranda do Corvo, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil.

O risco de incêndio, determinado pelo IM, engloba cinco níveis, variando entre «reduzido» e «máximo».

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Radiação elevada

Quase todo o território nacional está hoje com o índice muito alto de radiação ultravioleta, com as ilhas açorianas Horta, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores a serem as únicas exceções, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

O nível «muito alto» é o segundo mais elevado numa escala de cinco e é recomendável a utilização de óculos de sol com filtro UV (ultravioleta), chapéu, camisola, guarda-sol, protetor solar e evitar que as crianças estejam expostas ao sol.

As três ilhas açorianas da Horta, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores estão hoje sujeitas a um índice «alto» de exposição à radiação ultravioleta.

O nível «muito alto» é o segundo mais elevado numa escala de cinco e é recomendável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, camisola, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível na página na internet do IM.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas nas regiões Norte e Centro a partir da tarde e uma subida temperatura máxima.
Continue a ler esta notícia