Um «hospital de campanha» foi instalado durante a tarde para dar resposta a possíveis casos de emergência que possam surgir devido ao incêndio com várias frentes que lavra há horas no concelho de Castro Daire.

Fonte da Protecção Civil da autarquia informou que o posto médico avançado (PNA) do INEM foi instalado junto às Termas de Carvalhais, depois de ter sido activado o Plano Municipal de Emergência, perto das 15:00.

No total, estão mobilizadas quatro ambulâncias para dar resposta imediata, estando ainda o posto médico avançado preparado para cirurgias rápidas.

As autoridades estão agora particularmente preocupadas com a povoação de Moita, onde as chamas lavram nas costas das habitações.

Para os moradores, o verdadeiro «pesadelo» viveu-se por volta das 15.00, com as chamas a ameaçarem algumas casas.

Na povoação de Lamas, três casas estiveram também com as chamas nos terrenos das traseiras.

Alcides Silva, proprietário de uma delas, contou à Lusa que em poucos minutos o fogo galgou da zona do rio até às imediações das residências.

«Foi um valente susto, valeu-nos as mangueiras de água e o carro dos bombeiros. Na altura não havia meios aéreos», disse.

Felisberto Ribeiro Silva, outro morador, referiu que viu arder uma quinta com mais de um hectare: «Fiquei sem duas casas [desabitadas há três anos, mas em condições] e quatro correios de animais. Salvei os cães a tempo».

Na povoação de Celas, Avelino Pinto, de 68 anos, disse nunca ter visto um cenário semelhante ao que se vive hoje.

«Foi uma aflição muito grande, havia fumo por todo o lado e tivemos de amarrar panos na boca para não intoxicarmos», explicou.

Segundo a página da Protecção Civil na Internet, o incêndio, que deflagrou perto das 18:00 em zona de floresta, está a ser combatido por 257 homens, entre bombeiros e elementos de forças especiais, apoiados por 67 viaturas, três helicópteros e três aviões.

No concelho está já o secretário de Estado da Protecção, Vasco Franco.

O fogo obrigou ao corte da A24 entre Moselos e Mamouros/Castro Daire.
Redação / SM