Bastante calor e risco de incêndio muito elevado até quinta-feira - TVI

Bastante calor e risco de incêndio muito elevado até quinta-feira

Incêndio  (Lusa)

Proteção Civil alerta população para as temperaturas superiores a 30ª e vento moderado

Muito calor. Já se sente e cai continuar a sentir-se, havendo um risco muito elevado de incêndios florestais em algumas zonas do país, alertou esta terça-feira a Autoridade Nacional da Proteção Civil. O alerta da ANPC vigora esta quarta e quinta-feira, devido à previsão de vento moderado e temperaturas superiores a 30ºC.

Num aviso dirigido à população, a ANPC aponta, face ao tempo seco, para um "índice de risco de incêndio muito elevado, em algumas regiões do país", sendo esperado um aumento das dificuldades no combate a fogos florestais.
 

Previsões


Para quarta e quinta-feira o continente terá temperaturas máximas entre 30ºC a 35ºC, vento do quadrante leste, moderado (20-30 quilómetros por hora) e temporariamente com rajadas da ordem dos 40-50 quilómetros por hora, durante a madrugada, assim como humidade relativa, em particular nas regiões Interior e Centro durante o dia, a rondar 15% a 30%.

A ANPC recorda que, nos locais de risco muito elevado de incêndio, é proibido fazer queimadas e fogueiras, usar equipamentos de queima e combustão destinados à iluminação ou confeção de alimentos, lançar balões ou foguetes, fumar ou fazer lume e desinfestar apiários com fumigadores sem dispositivos de retenção de faúlhas.

Aos agricultores e produtores florestais, aconselha a manterem as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, a abastecerem as máquinas a frio, em zonas de pouca vegetação, e a terem cuidado com as faíscas quando manobram os equipamentos.
Continue a ler esta notícia