Comunicações móveis restabelecidas em Monchique - TVI

Comunicações móveis restabelecidas em Monchique

  • (atualizada às 14h50)
  • 8 ago 2018, 14:54

Vodafone e Altice socorrem-se de meios alternativos de suporte. A NOS “continua a trabalhar para recuperar os serviços afetados”

A reabertura de estradas à circulação rodoviária permitiu o restabelecimento das redes móveis da Vodafone, Altice e NOS. 

A Vodafone foi a primeira a informar que o restabelecimento estava concluído, pouco depois da meia-noite.

Depois do restabelecimento da circulação rodoviária, a Vodafone instalou um gerador que permite o funcionamento das duas estações que estavam em baixo por falta de energia”, disse à agência Lusa fonte da Vodafone.

De acordo com a mesma fonte, a estrada de acesso às duas estações foi reaberta “cerca das 19:00”, de terça-feira, e logo depois “as comunicações móveis da rede Vodafone foram repostas”.

As comunicações móveis da NOS foram restabelecidas na zona afetada pelo incêndio da serra de Monchique e o serviço móvel da Altice foi reposto na vila de Monchique na manhã desta quarta-feira, afirmaram as empresas.

Desde terça-feira que a rede móvel da NOS na serra de Monchique estava condicionada devido a “um ‘site’ móvel [antena] e alguns serviços fixos em baixo”. De acordo com fonte da NOS, ao início da tarde de hoje os serviços móveis estavam “repostos na região de Monchique”.

Segundo fonte da Altice Portugal, também as comunicações móveis da operadora foram “repostas na vila de Monchique”, tendo-se restabelecido também a “maioria das comunicações fixas”.

Apesar das dificuldades que se têm sentido no terreno, em termos de acesso às antenas e reconstrução, mesmo que provisória da infraestrutura em fibra ótica, devido às permanentes mudanças de direção das frentes de incêndio, morfologia do terreno e vento forte que se tem feito sentir, as equipas da Altice Portugal conseguiram repor o serviço móvel”, afirma a empresa em comunicado, pelas 13:00.

Ainda de acordo com fonte da Altice Portugal, “o sucesso da operação de reposição”, das comunicações móveis, depende da validação da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para que possam intervir no terreno.

Segundo a empresa, há zonas do território de Monchique que “nunca tiveram rede móvel” e que, neste momento, por serem frentes de incêndio, têm rede móvel através do “reforço de unidades móveis transportáveis da Altice Portugal”.

A Altice Portugal informa ainda que foram enviados, na tarde de hoje, “cerca de meia centena de cartões SIM da Altice, que ficarão ao dispor das entidades relevantes”, com o objetivo de garantir o serviço de rede móvel sobre todas as redes.

De acordo com a mesma fonte, a Altice “acionou vários geradores” para “salvaguardar o funcionamento das infraestruturas críticas” e outros equipamentos de satélite de apoio.

O incêndio rural que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e Portimão, também no distrito de Faro, tendo destruído casas e muitas viaturas.

Continue a ler esta notícia