Fábrica de produtos químicos em Alcanena destruída em incêndio - TVI

Fábrica de produtos químicos em Alcanena destruída em incêndio

  • .
  • JGR
  • 5 mar 2021, 07:24
(LUSA)

O incêndio foi combatido por 76 bombeiros apoiados por 26 viaturas

O incêndio numa fábrica de produtos químicos, em Moitas Vendas, Alcanena (Santarém), que ficou completamente destruída, foi dado como extinto às 22:20 de quinta-feira, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, o incêndio deflagrou às 17:36 de quinta-feira, tendo tomado por completo a unidade fabril, não havendo registo de qualquer vítima.

O incêndio foi combatido por 76 bombeiros apoiados por 26 viaturas, adiantou.

O vereador da Câmara de Alcanena Hugo Santarém disse à Lusa que o incêndio terá tido origem numa ignição acidental junto a uma barrica, tendo a propagação das chamas sido “muito rápida”.

Segundo o autarca, a empresa acionou de imediato os mecanismos de emergência existentes na unidade, sem, contudo, conseguir controlar as chamas, dada a sua rápida propagação.

Os 14 funcionários da unidade abandonaram as instalações, tendo ainda conseguido retirar algumas viaturas, mas não todas, adiantou.

Hugo Santarém afirmou que a fábrica da Prodyalca, que se dedica à conceção e desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos, é uma unidade moderna, que venceu em 2020 o prémio PME Líder e que “é uma referência no mercado”.

A unidade, que ficou completamente destruída, “tinha todos os mecanismos” para evitar um eventual problema ambiental, nomeadamente tanques de contenção, disse, adiantando que o combate realizado pelos bombeiros teve em conta o tipo de materiais existentes na unidade.

O autarca realçou que as corporações estão treinadas neste tipo de intervenção, tendo em conta as indústrias existentes na zona.

Continue a ler esta notícia