O incêndio de Vila de Rei tem "cerca de 85% do seu perímetro dominado". Esta informação foi transmitida pelo Comandante do Agrupamento Centro Sul, Belo Costa, aos jornalistas num novo briefing, feito às 13:00.

Cerca de 85% do seu perímetro está dominado."

O responsável disse, porém, que se espera uma tarde de "intenso trabalho" porque o aumento da temperatura e a rotação do vento estão a dificultar o combate às chamas.

O calor aumentou, o vento começou a rodar para o quadrante sudoeste e está a obrigar-nos a esforços redobrados no posicionamento de meios", sublinhou Belo Costa.

O comandante explicou que devido a estes fatores meteorológicos o fogo está "com muitas reativações".

"O fogo está com muitas reativações fruto desta alteração meteorológica que é o aumento da temperatura e a rotação do vento."

Os três incêndios que deflagraram no distrito de Castelo Branco, no sábado, provocaram 20 feridos: oito bombeiros e 12 civis.

Um civil que sofreu queimaduras foi transportado de helicóptero para Lisboa. O Presidente da República visitou o ferido, que se encontra no Hospital de São José, em Lisboa, e disse à Lusa que "a situação está sob controlo".

  
Sofia Santana