Um incêndio florestal lavrou na tarde desta quarta-feira em Entrevinhas, no concelho do Sardoal, distrito de Santarém.

A TVI24 apurou junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém que o alerta foi dado às 16:02 e que, por volta das 17:00, ainda estavam a ser mobilizados mais meios para o local.

Para o local foram destacados 185 operacionais, auxiliados por 39 veículos e oito meios aéreos.

O fogo, que lavrou numa zona de mato, eucaliptal e pinhal, esteve perto de habitações, mas estas "já não se encontram em perigo".

De acordo com o comandante do CDOS de Santarém o incêndio tinha duas frentes ativas, mas "estava a evoluir favoralmente", com expectativa de vir a ser dado como estando em resolução antes das 18:00.

O incêndio acabou por ser controlado às 17:37 e está já em fase de resolução.

No mesmo distrito registaram-se na tarde de quarta-feira outros dois incêndios, um em Carregal, no concelho de Ourém, em zona de mato e pinhal, dominado cerca das 16:30, e outro em Asseiceira, no concelho de Tomar, em eucaliptal e pinhal, que se encontra em conclusão desde as 17:53, disse a mesma fonte.

Todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao elevado risco de incêndio rural, avançou hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil. 

A mesma fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) precisou que o estado de alerta especial laranja foi acionado às 00:00 de hoje e vai prolongar-se até às 24:00 de quinta-feira, sendo então feita nova avaliação do risco de incêndio.

Rafaela Laja / com Lusa - atualizada às 19:34