Mais de 1500 bombeiros combatem fogos - TVI

Mais de 1500 bombeiros combatem fogos

Registo de 14 incêndios ativos em Portugal às 9 horas. Desde a meia-noite deflagraram 71 fogos

Os 14 incêndios ativos que se registam em Portugal esta manhã mobilizam mais de 1500 bombeiros, segundo dados da página da internet da Proteção Civil.

Desde a meia-noite e até às 9 horas desta manhã há registo de 71 fogos.

O incêndio que mobiliza mais meios lavra em Ourém desde domingo. Mais de 400 operacionais não conseguiram evitar a morte de um homem nem a destruição de duas casas e uma unidade fabril.

Além de Ourém, há mais três fogos a mobilizar mais meios: Tábua, Águeda e Seia.

Na Tábua mais de 200 bombeiros combatem um fogo na localidade de Carapinha, onde existem três frentes ativas. Este incêndio lavra em zona de floresta e já levou esta manhã ao corte do IC6, entre Arganil e Catraia dos Poços, devido ao fumo.

Águeda está a braços com um incêndio na localidade de Salgueiro, onde mais de 200 operacionais tentam dominar duas frentes ativa com recurso a dois aviões bombardeiros anfíbios. Às seis da manhã este incêndio tinha quatro frentes ativas, fogo que se intensificou desde domingo.

Em Seia há mais de 200 bombeiros a combater um fogo em Carrozela. O fogo lavra em floresta e tem duas frentes ativas. Na ajuda ao combate às chamas está um helicóptero bombardeiro pesado.

Condições favoráveis a mais fogos

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê a manutenção das condições de tempo quente e seco e algum vento para o início desta semana, uma situação «favorável à propagação de incêndios».

A situação meteorológica não vai ter grandes alterações hoje e amanhã. As temperaturas continuam altas, o vento vai continuar a soprar fraco ou moderado do quadrante Leste, com rajadas nas terras altas. É uma situação semelhante à que se viveu ontem [domingo] e é o que se prevê para o início desta semana», disse à agência Lusa a meteorologista do IM Paula Leitão.

«Normalmente estas condições, de tempo quente e seco, e com um bocadinho de vento, são favoráveis à propagação de incêndios», acrescentou.

O IM tem hoje um alerta amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal e para o arquipélago da Madeira, devido ao calor.

O alerta amarelo representa, segundo as definições do IM, uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leiria espera esta segunda-feira uma temperatura máxima de 34 graus, a mesma que Lisboa, e Setúbal espera hoje 35 graus.

Santarém, distrito ao qual pertence a região de Ourém, fustigada desde domingo por um violento incêndio, ainda a lavrar, espera para hoje uma temperatura máxima de 34 graus e vento fraco.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE