Monchique: ainda há três localidades sem energia elétrica - TVI

Monchique: ainda há três localidades sem energia elétrica

  • SS - atualizada às 19:59
  • 7 ago 2018, 19:16

Energia foi reposta em 14 das 17 localidades que ao início da tarde estavam sem energia elétrica

Melão, Açor e Umbria são as localidades da serra de Monchique que, ao final da tarde desta terça-feira, ainda estão sem energia elétrica, aguardando a EDP autorização para ativar oito dos 10 geradores instalados na serra, segundo a empresa.

De acordo com a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio, a empresa “mantém a estrutura operacional mobilizada na serra de Monchique”, tendo prolongado o “estado de alerta” em toda a região do Algarve pelo menos até quarta-feira.

Todas as equipas da região mobilizadas, através do Plano Operacional de Atuação em Crise.

Os trabalhos de reparação e de ligação de geradores de emergência em reserva continuarão na medida em que haja condições de segurança e seja possível o acesso aos locais de intervenção”, esclareceu a empresa num comunicado enviado à agência Lusa.

Ainda segundo a mesma fonte, a atuação da empresa está a ser concertada com as estruturas da Proteção Civil e autarquias.

Dezassete localidades da zona estavam ao início da tarde desta terça-feira sem energia elétrica. No anterior balanço, ao final da tarde, a energia tinha sido reposta já em 12, havendo agora mais dois casos solucionados.

Num balanço feito pela empresa à Lusa ao início da tarde, teriam já ardido 40 quilómetros de linha da EDP, mas cerca das 18:00 não era ainda possível atualizar este número.

As condições no terreno são muito difíceis, o fogo continua a alastrar e ainda não conseguiram quantificar [os quilómetros de linha danificada]. A perceção que temos é de que o fogo está a alastrar em direção às povoações e este é um número que evolui”, afirmou a diretora de comunicação da EDP Distribuição.

O incêndio rural que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e Portimão, também no distrito de Faro, tendo destruído casas e muitas viaturas.

Há 29 feridos ligeiros e um ferido grave, com prognóstico favorável.

Segundo o Sistema de Emergência da União Europeia, nestes cinco dias arderam já 17 mil hectares.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE