Queimadas só «com autorização prévia» - TVI

Queimadas só «com autorização prévia»

Incêndio no Marão

Governador Civil de Beja apela a agricultores para evitarem queimadas

Relacionados
O Governador Civil de Beja apelou esta terça-feira aos agricultores da região para evitarem fazer queimadas nesta altura, devido ao risco de incêndio e após cinco pequenas ocorrências na segunda-feira, uma delas provocada por uma queimada não autorizada, avança a agência Lusa.

«Apelo ao bom senso dos agricultores da região e peço-lhes para evitarem fazer queimadas nesta altura», disse à agência Lusa Manuel Monge, frisando que o distrito de Beja, devido ao risco de incêndio, está em alerta amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quarto.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil tem accionado desde o passado dia 17 para todo o país o alerta amarelo, que deverá prolongar-se até às 20:00 desta terça-feira.

«Se os agricultores tiverem mesmo necessidade de fazer uma queimada, façam-na como está definido por lei», ou seja, «com autorização prévia e na presença de bombeiros», aconselhou Manuel Monge.

O apelo de Manuel Monge surgiu após cinco «pequenos incêndios» que ocorreram segunda-feira no distrito de Beja, um dos quais numa zona de mato na freguesia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, e na sequência de uma queimada não autorizada, segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

Dos restantes quatro incêndios, precisou a fonte, um decorreu também numa zona de mato na freguesia de São Barnabé, outro à beira de uma estrada em Moura e foi resultado de uma queima. Os restantes em zonas agrícolas nos concelhos de Serpa e Odemira, este último também provocado por uma queimada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados