O incêndio que deflagrou na zona de Perafita, Alijó, está em fase de resolução, mantendo-se no local 260 operacionais, 80 viaturas e três meios aéreos em operações de consolidação e vigilância, segundo a Proteção Civil.

O fogo deflagrou pelas 21:00 de domingo em Perafita, freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, foi dado como estando “em resolução” a meio desta manhã e depois, ao início da tarde, sofreu uma reativação.

De acordo com a página da internet da ANPC, o incêndio está, de novo, “em fase de resolução”, permanecendo no terreno cerca de 260 operacionais, 80 viaturas e três meios aéreos em operações de consolidação de rescaldo e vigilância, para evitar reacendimentos.

O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, disse à agência Lusa que, neste incêndio, arderam “cerca de 600 hectares” de mato e pinhal.

O autarca disse ainda “estranhar muito” a hora a que deflagrou o fogo, “tanto mais que é a quarta ignição no mesmo local e num curto espaço de tempo”.

Esta manhã, uma viatura pesada de combate a incêndios do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR capotou, sem provocar feridos, enquanto combatia este incêndio.