Três concelhos em risco máximo de incêndio - TVI

Três concelhos em risco máximo de incêndio

Incêndio florestal em Mangualde (NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA)

Coimbra, Santarém e Castelo Branco em alerta, segundo a informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Três concelhos dos distritos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, do Sardoal, em Santarém, e de Vila de Rei, em Castelo Branco.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Braga, quatro concelhos de Castelo Branco, três de Coimbra, cinco de Santarém, três de Portalegre, um de Évora, um em Beja e cinco em Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para as regiões norte e centro do continente, o IPMA prevê para hoje céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde nas regiões do litoral e do interior a sul da serra da Estrela. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a sul do cabo Mondego, em especial durante a tarde.

Para a região Sul, as previsões apontam para céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste, e de sudoeste no sotavento algarvio.

Nos Açores, grupo ocidental e central, o céu apresentará períodos de céu muito nublado com boas abertas, estando previstos aguaceiros fracos para o fim da tarde.

Para o grupo oriental, prevê-se céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade para o fim do dia.

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 20 no Porto, 27 em Faro, 25 no Funchal e em Ponta Delgada.
Continue a ler esta notícia