Três incêndios ativos no concelho de Viana do Castelo mobilizavam esta segunda-feira, às 14:50, dois meios aéreos, 50 operacionais e 14 viaturas, informou a proteção civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo disse à Lusa terem "ocorrido cinco focos de incêndio, num espaço de tempo muito curto, que não resultaram de queimas".

Aquela fonte disse que, "de momento, não há casas em perigo".

O incêndio na freguesia de Afife deflagrou às 10:45 e mobilizava, pelas 14:50, um meio aéreo, apoiado por 24 operacionais e seis veículos. As chamas foram extintas "durante a tarde".

Em Areosa, o fogo deflagrou cerca das 12:35, em São Mamede, sendo combatido por um meio aéreo, 24 operacionais e seis viaturas. Acabou por ser dado como dominado pelas 18:26.

Em Freixieiro de Soutelo, lugar de Pica, o alerta foi dado cerca das 11:38, sendo que, na página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet esse incêndio encontra-se em conclusão.

De acordo com a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, "não há feridos nem danos materiais a registar" nos três incêndios hoje registados no concelho.

Os três incêndios deflagraram em zona de mato.