Uma habitante de Anobra, aldeia do concelho de Condeixa a Nova, Coimbra, publicou um vídeo, nas redes sociais, em que é visível a ignição de um pequeno foco de incêndio num arvoredo. O fogo foi gerado pelo contato da vegetação com um poste de baixa tensão, confirmou à TVI fonte do CDOS de Coimbra. 

O incidente consta na página de ocorrências da Autoridade Nacional da Proteção Civil. O CDOS de Coimbra, contado pela TVI confirmou a presença dos bombeiros voluntários de Condeixa-a-Nova, assim como a de uma equipa da EDP Distribuição. 

O alerta foi dado às 6:21, e no local estiveram seis operacionais apoiados por duas viaturas. 

A TVI contactou a EDP Distribuição que garante "não ter responsabilidade sobre a limpeza da vegetação nas linhas de baixa tensão" e confirmou tanto a ocorrência como a presença dos técnicos da elétrica. A fonte diz só cabe à EDP "a limpeza da vegetação junto às linhas de média e alta tensão".

Não está definida legislação sobre a limpeza das linhas de baixa tensão, essa deve caber primeiro aos proprietários, seguido dos municípios ou Infraestruturas de Portugal, no caso das linhas próximas à rede de estradas", assegurou, ao telefone, fonte da EDP Distribuição à TVI. 

A EDP Distribuição garante que procede a limpeza nas linhas de baixa tensão "caso haja perturbação na qualidade do serviço ou se for denunciada uma anomalia". Para estes casos, a EDP distribuição tem uma aplicação móvel disponível para os cidadãos "notificarem a empresa da proximidade da vegetação"

A TVI contactou a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e o presidente Nuno Moita da Costa confirma a ocorrência, mas nega responsabilidade do município por se tratar de um terreno privado. O local da ignição encontra-se na faixa de proteção da aldeia e por isso o proprietário foi notificado para proceder à limpeza do terreno (tem até dia 31 de março para o fazer). 

Nuno Moita da Costa garante que as autoridades municipais "todo tentam fazer para proteger as zonas de risco de incêndio", mas "torna-se impossível logisticamente e financeiramente limpara todo o concelho, sem a ajuda dos proprietários"

Em caso de presenciar uma ocorrência deste género deve contactar as autoridades através do 117 ou a EDP Distribuição pelo 800 506 506.

João Guilherme Ferreira / Atualizado - 16:20