O número de telefone do Partido Nacional Renovador (PNR), associado à extrema-direita, surge na Google como sendo o contacto telefónico do SOS Racismo.

O alerta foi feito precisamente pelo SOS RAcismo, que no Facebook revela que tomou conhecimento da situação depois de uma chamada de atenção de uma cidadã que pretendia contactar a organização. 

Utilizando o Google e pesquisando por “SOS Racismo”, o site disponibiliza a informação sobre a morada da sede da associação (que está correta) e um número de telemóvel - 964 378 225 – que não corresponde a nenhum contato da associação (...). Fazendo uma pesquisa pelo referido número de telemóvel, quer no site sync.me, quer no próprio site do PNR, verificamos que o mesmo está registado em nome deste partido e é apresentado como o seu contacto oficial", informa o SOS Racismo, que acrescenta que desconhece há quanto tempo esta informação errada circula no Google "e quantas pessoas e entidades já terão contactado o PNR, pretendendo contactar o SOS Racismo". 

 

A organização refere ainda que pode ser contactada através de email (sosracismo@gmail.com e sosracismoporto@gmail.com), porque não tem contacto telefónico, e que "tudo fará para que a informação verdadeira seja reposta no Google, e para que os responsáveis sejam identificados e punidos".

Soubemos isto ontem [sábado] ao final do dia, tentámos logo corrigir o número de telemóvel, retirando-o. Durante o dia de hoje temos tentado resolver a questão junto da Google, perguntando se é possível fornecerem-nos os dados de quem é que colocou lá aquele telemóvel”, afirmou à Lusa o responsável Nuno Silva, acrescentando que, na segunda-feira, a associação irá formalizar uma queixa ao Ministério Público.

Apesar de a situação já ter sido corrigida, Nuno Silva sublinha que é preciso perceber o que aconteceu.