Associação Cidadãos de Esposende pede “fecho imediato” de ponte D. Luís Filipe por "graves fissuras" - TVI

Associação Cidadãos de Esposende pede “fecho imediato” de ponte D. Luís Filipe por "graves fissuras"

  • .
  • BC
  • 23 jun 2020, 19:14

A inspeção principal feita à infraestrutura no final de 2019 revelou anomalias nos aparelhos de apoio e na proteção da estrutura metálica, garante a associação

A Associação Cidadãos de Esposende pediu à câmara local o “fecho imediato” do acesso pedonal à ponte D.Luís Filipe até que seja alvo de uma intervenção da Infraestruturas de Portugal (IP) devido a “graves fissuras”.

Em comunicado, a associação recordou que, a 28 de maio, remeteu ao autarca, Benjamim Pereira, os dados sobre as inspeções realizadas à ponte, manifestando a sua preocupação pelas “anomalias detetadas”, mas não obteve qualquer resposta.

A inspeção principal feita à infraestrutura no final de 2019 revelou anomalias nos aparelhos de apoio e na proteção da estrutura metálica, adiantou a associação, depois de ter pedido esclarecimentos à IP.

Seis meses passados ainda não foi realizada qualquer intervenção na ponte”, apontou.

A ponte D. Luís Filipe, inaugurada em 1892, está sobre o rio Cávado, no concelho de Esposende, no distrito de Braga.

A associação referiu que são vários os pontos na passagem pedonal que apresentam fissuras e que a corrosão é de tal forma grave que existem buracos com abertura direta para o rio.

“Não se trata de buracos na marginal ou nos passadiços, os quais os utilizadores já se habituaram a ver no local, são buracos abertos para um rio vários metros abaixo”, alertou.

Para os responsáveis da associação, é “urgente” tomar uma decisão porque são centenas as pessoas que a utilizam como passagem entre margens e milhares os veículos que por ela circulam diariamente, sendo que nos meses de julho e agosto o número de passagens aumenta.

Na nota, a Associação Cidadãos de Esposende disse que esta situação esteve em discussão na última reunião do executivo municipal, tendo o presidente esclarecido que tem enviado ofícios à IP, não podendo fazer mais do que isso.

Continue a ler esta notícia