«A informação necessita de jornalistas livres e redações capazes» - TVI

«A informação necessita de jornalistas livres e redações capazes»

Jornalistas feridos na Síria

Sindicato dos Jornalistas lembra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Relacionados
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lembrou hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que «sem informação livre, plural e de qualidade, não há verdadeira democracia» e reafirmou a importância dos serviços públicos de comunicação social.

Em comunicado, o SJ realça que uma informação livre, de qualidade e pluralista permite aos cidadãos «fiscalizarem melhor os poderes e as políticas públicas» e dar-lhes «voz e espaço para propor e exigir».

Mas, recorda o sindicato, «a informação como bem público necessita de jornalistas livres e com direitos e redações capazes».

A nota refere que, a par dos seus deveres éticos, deontológicos e profissionais, os jornalistas «necessitam da correspondente proteção nos mais variados domínios ¿ do direito de acesso à informação à proteção no emprego, da garantia de sigilo profissional à liberdade sindical, da cláusula de consciência ao direito a um salário justo».

O SJ alerta, a este propósito, para o «continuado agravamento das condições de trabalho dos jornalistas», em particular «os despedimentos de centenas de profissionais, a depreciação do estatuto salarial, a intensificação do ritmo e da duração do trabalho, a redução dos espaços destinados à informação, a desvalorização da grande reportagem, o primado da superficialidade».

A estrutura sindical sublinha ainda que «a proteção e o desenvolvimento de serviços públicos de informação, livres da influência dos poderes, são imprescindíveis à democracia e que uma verdadeira democracia não subsiste sem eles».
Continue a ler esta notícia

Relacionados