Nigéria: dois tripulantes libertados - TVI

Nigéria: dois tripulantes libertados

Mapa da Nigéria

Navio foi sequestrado há uma semana no Delta do rio Níger

Relacionados
Dois dos tripulantes do navio sequestrado há uma semana no Delta do rio Níger foram libertados, disse esta terça-feira à Lusa José Porfírio, irmão de Carlos Pimenta Soares, o comandante da embarcação.

A libertação dos dois tripulantes, de nacionalidade nigeriana, foi transmitida pela empresa proprietária do navio, a norte-americana Tidewater, acrescentou José Porfírio. O navio, Lourdes Tide, que garante o transporte de mantimentos e material diverso para as plataformas petrolíferas, foi atacado por homens armados, faz hoje uma semana, quando fazia a rota entre Onne (Estado de Rivers) e Escravos (Estado do Delta), no Delta do rio Níger.

José Porfírio disse ainda à Lusa que os tripulantes, que receberam sexta-feira mais alimentos, enviaram uma mensagem às respectivas famílias. O irmão do comandante do Lourdes Tide adiantou à Lusa que continua a ser diariamente contactado pela Tidewater, que lhe transmite informações sobre o estado de saúde dos tripulantes e as negociações para o fim do sequestro.

«Na mensagem que recebi hoje, dizem-me que os tripulantes enviaram uma mensagem de calma para todos os familiares, e de muito amor» disse. «As coisas estão a correr bem. É uma questão de paciência», destacou.

Além do comandante, de nacionalidade portuguesa, a tripulação do Lourdes Tide tem um imediato ucraniano e mais nove marinheiros nigerianos.

Sobre os assaltantes, cuja identidade é ainda desconhecida, sabe-se, por intermédio do tenente-coronel Musa Sagir, porta-voz do Exército nigeriano, que exigem um resgate de 30 milhões de nairas (164 mil euros) para a libertação dos 11 homens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados