Saiba como combater a depressão sazonal - TVI

Saiba como combater a depressão sazonal

Depressão (foto arquivo)

Despertadores com luz que simulam o amanhecer e duches prolongados são métodos aconselhados

Relacionados
Despertadores com luz que simulam o amanhecer e duches prolongados são métodos que, na opinião de especialistas, ajudam no tratamento de pessoas com depressões sazonais, que ocorrem maioritariamente na passagem do Outono para o Inverno, noticia a Lusa.

Estes despertadores tentam imitar o nascer do sol, produzindo uma luz que vai aumentado de intensidade. A neurologista Teresa Paiva explicou à agência Lusa que a luz «tem um efeito antidepressivo».

Além disso, estes despertadores são também recomendados nos casos das pessoas que adormecem muito tarde, porque a luz recebida nas primeiras horas da manhã antecipa depois o sono à noite. Embora não existam no mercado português, estes aparelhos podem ser comprados pela Internet e são já prescritos pelos médicos portugueses.

Nas depressões sazonais, o psiquiatra Ricardo Gusmão, responsável da Aliança Europeia Contra a Depressão, recomenda igualmente que se «abuse dos duches». O fluxo prolongado de água leva à ionização negativa do ar, baixando a percentagem de partículas nocivas, que oxidam o organismo.

Segundo o médico, vários estudos têm demonstrado que o efeito de ionização negativa provocado pelo vapor de água quente melhora o rendimento psicofísico e alivia o cansaço. Além destas receitas, o psiquiatra Ricardo Gusmão aconselha também a «higiene do sono», que passa por as pessoas se deitarem e levantarem sempre à mesma hora, apenas com uma tolerância de 30 minutos.

As depressões sazonais ocorrem na transição da Primavera-Verão e na passagem do Outono-Inverno e estão relacionadas com a alteração do ciclo vigília-sono, essencialmente motivado pela mudança do número de horas de luz do dia.

Contudo, o diagnóstico de depressão sazonal não é fácil de fazer, porque implica a repetição de episódios. Este tipo de depressão diferencia-se da depressão clássica pela sua recorrência nas passagens de estação do ano e caracteriza-se pela sonolência excessiva, aumento de apetite e de peso, cansaço e desvitalização, explicou o médico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados