Calor e vento elevam para sete os distritos sob aviso amarelo - TVI

Calor e vento elevam para sete os distritos sob aviso amarelo

  • AR
  • 6 ago 2017, 09:26
Calor

Guarda junta-se a Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre, com aviso até às 21:00 deste domingo, indica o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para oito o número de distritos em "aviso amarelo" devido ao calor e ao vento.

O distrito da Guarda junta-se a Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre que já estavam sob aviso devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Este aviso vai manter-se até às 21:00 deste domingo.

Devido ao vento moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 70 quilómetros por hora, foram colocados também sob "aviso amarelo" os distritos de Lisboa e Leiria, mas entre as 12:00 de segunda-feira e as 21:00 de terça-feira.

O "aviso amarelo", o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Risco "muito elevado" de exposição à radiação UV

Todas as regiões de Portugal continental, do arquipélago dos Açores e das ilhas da Madeira e Porto Santo apresentam este domingo risco "muito elevado" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Para as regiões com risco "muito elevado", o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, "t-shirt", guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Para este domingo, o IPMA prevê no continente temperaturas a variar entre os 24 graus Celsius em Sagres, distrito de Faro, e os 37 graus em Castelo Branco, Évora e Beja. O céu vai manter-se pouco nublado.

Para o Funchal estão previstos 27 graus e para Ponta Delgada 25 graus. para ambos os arquipélagos prevê-se céu muito nublado.

 

Continue a ler esta notícia