Calor continua e há risco de incêndios - TVI

Calor continua e há risco de incêndios

  • 14 out 2017, 08:57
Afinal, o que causa este calor?

Quatro distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão, este sábado, sob aviso amarelo devido ao calor

Quatro distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão ests sábado sob ‘aviso amarelo’ devido ao calor, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob aviso amarelo, entre as 11:00 de e as 18:00 de domingo, os distritos do Porto, Leiria, Aveiro e Coimbra devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

A costa sul da Madeira e o Porto Santo também estão sob aviso amarelo até às 18:00 de domingo devido às temperaturas elevadas, adianta a informação do IPMA.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Vento fraco

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê também períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo nas regiões norte e centro até meio da manhã.

O vento estará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de sueste no Algarve a partir da manhã e do quadrante sul nas terras altas a partir da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro, uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões centro e sul e uma subida da temperatura máxima. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus centígrados em Lisboa, 30 no Porto e em Faro.

Risco máximo de incêndio

Cerca de 70 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam este sábado risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob este alerta cerca de 70 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Faro, Beja, Portalegre, Santarém e Leiria.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continue a ler esta notícia