O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 17 distritos sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor. Dos 18 distritos de Portugal Continental, apenas Faro ficou de fora. Uma situação que se deverá manter pelo menos até final da semana.

No entanto, apenas 15 distritos ficam sob aviso amarelo a partir das 09:00 horas de quarta-feira: Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real. Bragança e Viseu só entram neste grupo na quinta-feira.

Em causa, está a persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Segundo o IPMA, estes avisos amarelos vão permanecer ativos até às 11:00 de quinta-feira, mas a situação deverá manter-se até ao final da semana.

Na segunda-feira, o IPMA alertou para uma subida das temperaturas máximas entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30ºC. Nalguns locais os termómetros devem chegar aos 40ºC.

A temperatura máxima vai variar esta terça-feira entre os 23ºC (Guarda) e os 33º (Santarém) e a mínima entre os 12º (Bragança e Guarda) e os 18º (Setúbal).

O IPMA prevê para esta terça-feira uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro, e a possibilidade de aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.

/ CE