O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quinta-feira avisos amarelos e laranja para todas as ilhas dos Açores devido à precipitação forte registada em toda a região e que deverá continuar nos próximos dias.

Segundo o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) estará sob aviso amarelo devido a chuva até às 15:00 locais (16:00 em Lisboa) de hoje, passando para o nível laranja no período entre as 15:00 e as 21:00 e voltando ao amarelo até às 24:00.

A forte precipitação deixou as cinco ilhas do grupo Central - Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira - sob aviso laranja até às 18:00 desta quinta-feira, altura em que passa a amarelo, até às 21:00.

Para este grupo, foi também emitido um aviso amarelo referente ao vento, que soprará com direção de sueste, rodando para sul, até às 21:00.

No grupo Ocidental, composto pelas ilhas das Flores e do Corvo, vigora um aviso amarelo entre as 11:00 e as 18:00 referente a precipitação forte.

Em quatro categorias, o aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, informa o IPMA.

O aviso laranja é o segundo mais grave, seguido apenas do vermelho, e corresponde a uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como a consolidação de telhados, portas e janelas, ou a limpeza dos sistemas de drenagem.

As autoridades aconselham a que os objetos soltos do jardim sejam guardados em local seguro e que as árvores próximas em risco de queda sejam cortadas ou podadas.

A população deve ainda evitar circular sem necessidade, já que “pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água” e, “em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postos, entre outros”.

/ CE