Seis distritos do continente estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro vão estar com este aviso amarelo até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também a amarelo o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

O grupo ocidental (Flores e Corvo) está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 12:00 de hoje.

Segundo o IPMA, o grupo central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) também está com aviso amarelo, mas devido à agitação marítima (até às 18:00 de hoje) e vento forte (até às 15:00 de hoje).

O grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) está igualmente com aviso amarelo e também por causa da agitação marítima, até às 00:00 de sexta-feira, e vento forte até às 21:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos na região sul, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e possibilidade de trovoada na região sul.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente do quadrante norte, sendo por vezes forte nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Faro) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 17 (em Faro).

O IPMA prevê para hoje nos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos na madrugada e início da manhã e vento norte muito fresco a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no grupo ocidental, 85 no grupo central e de 95 quilómetros por hora no grupo oriental.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 11 e os 15 graus, na Horta entre 10 e 15 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre 9 e 14 e em Ponta Delgada.

/ RL