Prepare-se para um Natal gelado. Mínimas negativas em algumas regiões do país - TVI

Prepare-se para um Natal gelado. Mínimas negativas em algumas regiões do país

O chapéu de chuva poderá ficar guardado, mas tem de se agasalhar. Para o fim de semana seguido ao Natal o cenário é ainda pior

Faltam três dias para o Natal, mas é melhor começar a preparar-se para uma Consoada gelada. De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a chegada de uma massa de ar polar, que vai arrefecer principalmente as noites. 

A Consoada vai ser marcada por temperaturas a rondar os 0 graus em Bragança, -1 em Vila Real, -2 para a Guarda, dois graus para Viseu e Leiria, mais junto ao Litoral temos cinco graus para o Porto, seis para Lisboa e no Algarve com mínimas a rondar entre os 8 e os 10 graus. Portanto, vai ser uma consoada com mais frio e depois com intensidade do vento no dia 25, a aumentar ainda mais a sensação de frio”, disse Bruno Café, meteorologista do IPMA.

O chapéu de chuva poderá ficar guardado, mas tem de se agasalhar. As temperaturas começam a descer a partir de quinta-feira e para o fim de semana seguido ao Natal o cenário é ainda pior.

Continuam a descer as mínimas embora, pelo menos para já, a tendência indique que seja uma pequena descida. As mínimas mais baixas deverão verificar-se no dia de sábado (dia 26)”, acrescentou. 

Porém, nem tudo são más notícias. Não havendo chuva, também não haverá queda de neve. Outra das boas notícias é que as ilhas da Madeira e dos Açores vão, ao que tudo indica, escapar a esta massa de ar polar. 

Caso as temperaturas mínimas continuem a descer, há a possibilidade de ser emitido um aviso amarelo.

Já na Madeira, até quarta-feira estão previstos períodos de muita nebulosidade e vento em geral fraco, mas ao longo desse dia o estado do tempo vai ser gradualmente condicionado por uma depressão centrada a oeste do arquipélago, pelo que deverão ocorrer aguaceiros, que “serão mais prováveis nos dias 24, 25 e 26 (quinta-feira a sábado)”.

O vento irá aumentar gradualmente, soprando moderado a forte no dia 24, com rajadas até 65 quilómetros/hora, podendo atingir os 80 quilómetros/hora nas terras altas, e devendo prolongar-se até ao início do dia 26”, descreve o instituto, acrescentando que no dia de Natal estão previstas ondas de leste/sueste de 2,5 a 3,5 metros.

Nos Açores - segundo informação que ainda deverá ser atualizada, uma vez que no caso da região o comunicado é válido até ao início da noite desta terça-feira-, prevê-se até quarta-feira uma descida da temperatura e a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo.

Nos dias 24 e 25, devido a uma depressão localizada a sul, deverão ocorrer períodos de chuva e o vento soprará forte de leste, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora. Nos dias 26 e 27, o vento ainda deverá soprar com rajadas até 70 quilómetros/hora e deverão ocorrer aguaceiros fracos”, indica o IPMA.

No arquipélago, a temperatura deverá oscilar neste período entre os 9ºC e 11ºC de mínima, e de 14ºC a 16ºC de máxima.

Continue a ler esta notícia