Furacão Lorenzo pode atingir os Açores na próxima semana - TVI

Furacão Lorenzo pode atingir os Açores na próxima semana

  • HMA/BC - atualizada às 16:20
  • 26 set 2019, 16:53

Distância a que se encontra o furacão não permite ainda saber a intensidade com que o arquipélago será atingido

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quinta-feira um comunicado dando conta de que há probabilidade "superior a 50%" de o furacão Lorenzo atingir na próxima semana o arquipélago dos Açores. 

Às 9:00 UT de 26 de Setembro o furacão Lorenzo encontrava-se a 1600 km a oeste de Cabo Verde, prevendo-se que nos próximos dias se desloque para norte. Nestas condições existe a possibilidade de o arquipélago dos Açores vir a ser afetado, por este furacão, na próxima semana (com uma probabilidade superior a 50%)", informa a nota do IPMA.

Tendo em conta a distância a que o furacão se encontra, existe ainda um grau de incerteza relativamente à sua trajetória e respetiva intensidade com que poderá atingir o arquipélago", acrescenta ainda o comunicado. 

 

O IPMA emitirá na sexta-feira, dia 27, um novo comunicado com a atualização da trajetória do furacão.

Grupo Ocidental em alerta amarelo esta quinta-feira

A Proteção Civil dos Açores emitiu esta quinta-feira um alerta devido às previsões de chuva por vezes forte no grupo Ocidental, que vai estar sob aviso amarelo meteorológico até às 12:00 locais.

Numa nota enviada às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "uma superfície frontal quente irá provocar um agravamento do estado do tempo" nas ilhas das Flores e do Corvo.

O aviso amarelo para aquelas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago, que vai vigorar até as 12:00 desta quinta-feira (mais uma hora no continente), tem também em conta as previsões de trovoada.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".

A Proteção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.

Continue a ler esta notícia