Ministra avisa: «Escolas antigas não estão à altura dos alunos» - TVI

Ministra avisa: «Escolas antigas não estão à altura dos alunos»

Isabel Alçada

Isabel Alçada foi entrevistada na «Edição das Dez» da TVI24. Veja aqui o vídeo

Relacionados
A ministra da educação admite que Portugal tem uma população «insuficientemente escolarizada». Em entrevista ao TVI24, Isabel Alçada garante que o encerramento de escolas é uma medida para levar até ao fim, mas que a finalidade não é a poupança.

VEJA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA

Em dia de exames nacionais, a ministra da educação mostrou ter estudado a lição. Apresentou os números do último ano do abandono escolar. E admitiu que são maus: «31,2 por cento de abandono escolar é mau. Nós temos uma população que está insuficientemente escolarizada. Tem havido um investimento grande do nosso país para que isto seja melhorado».

Melhorar, entende a ministra Isabel Alçada, passa por fechar as escolas de ontem. Que não estão à altura dos alunos de hoje: «São escolas de outra época, que não podemos considerar adequadas para educar as crianças do séc. XXI. É possível, este ano, conseguir que mais crianças vão para escolas de maior qualidade. E, a prazo, temos de conseguir que vão todas. Não é uma medida destinada a economizar».

A ministra prometeu ainda que os computadores Magalhães vão, afinal, ser entregues em breve. «No início do próximo lectivo serão entregues os computadores aos meninos e meninas que estão no primeiro ano de escolaridade, que este ano não tiveram», frisou.

A medida de excepção para os alunos do oitavo ano vai vigorar apenas durante um ano lectivo e só passando em onze exames terão acesso ao 10º ano. No capítulo dos professores contratados o livro fica aberto, dado que a ministra ainda não decidiu se haverá ou não concurso no próximo ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados