Mulheres que queiram casar com muçulmanos devem ter «cautela» - TVI

Mulheres que queiram casar com muçulmanos devem ter «cautela»

Mulheres que queiram casar com muçulmanos devem ter «cautela»

Cardeal D. José Saraiva Martins reafirma o aviso deixado pelo Cardeal Patriarca

O cardeal D. José Saraiva Martins aconselha «muita cautela e prudência» às mulheres católicas que pensem casar com muçulmanos, manifestando-se «totalmente de acordo» com idêntico aviso feito há um mês pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

«Estou de acordo que é preciso muita cautela e muita prudência. Estou totalmente de acordo», disse D. José Saraiva Martins na noite de terça-feira, durante a tertúlia «125 minutos com Fátima Campos Ferreira», realizada no casino da Figueira da Foz.

No mesmo palco, a 13 de Janeiro, D. José Policarpo alertou as jovens portuguesas para o «monte de sarilhos» que representa o casamento com muçulmanos.

O cardeal Saraiva Martins manifestou que «os problemas existem» e dizem respeito, por um lado, à profissão da fé da parte católica e, por outro, ao tipo de educação a dar aos próprios filhos.

«É absolutamente necessário que antes de uma senhora casar com um muçulmano, tenha a certeza de que vai poder continuar depois do matrimónio a professar a sua fé cristã», disse o cardeal Saraiva Martins. «Tenha a certeza de que vai poder decidir o tipo de educação a dar aos próprios filhos», acrescentou, defendendo que as mulheres «não casem com muçulmanos» enquanto não tiverem essas certezas.

D. José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, reside em Roma há mais de 50 anos e frisou que a questão não é exclusiva de Portugal, sendo um «problema geral» dos católicos «em qualquer parte do Mundo».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos