Já há vídeo de boas-vindas e locais para as Jornadas da Juventude em Lisboa - TVI

Já há vídeo de boas-vindas e locais para as Jornadas da Juventude em Lisboa

  • VC com Lusa
  • 27 jan 2019, 18:21

Capital portuguesa acolhe maior evento da Igreja Católica em 2022. Marcelo, Costa, Medina e o Cardeal-patriarca Manuel Clemente deixam mensagens no filme que mostra imagens de monumentos históricos de Lisboa aos jovens de todo o mundo

Logo depois de ter sido anunciada a decisão do papa Francisco de as próximas Jornadas Mundiais da Juventude serem Portugal, em 2022, foi dvilgado um vídeo de cerca de dois minutos a dar as boas-vindas aos jovens de todo o mundo.

Entretanto, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, deu a indicação de que o evento vai realizar-se na "margem do Tejo" e estender-se ao município de Loures.

O sítio mais que provável – para não dizer o sítio certo – será a margem do Tejo. Vai ser aí, nas margens do rio Tejo, na parte de Lisboa, no seguimento daquele magnífico campo onde se fez há 20 anos a Expo’98, a exposição internacional de Lisboa dedicada aos oceanos, para leste desse espaço, na margem do Tejo, num amplo terreno, um sítio lindíssimo, nesse mar largo que lembra o mar da Galileia, com vias de comunicação quer ferroviárias, quer rodoviárias, também não fica longe do aeroporto. Quanto a território melhor não podia ser, é uma ótima escolha”.

 

Devo dizer, em abono da verdade, que vai ultrapassar um bocadinho o território de Lisboa para o território do vizinho concelho de Loures, mas que o senhor presidente da Câmara de Loures já está completamente avisado e, como se diz no Brasil, ‘afim’, entusiasmado”.

O cardeal-patriarca de Lisboa falava numa conferência de imprensa na Cidade do Panamá, depois de o Vaticano ter anunciado a escolha de Lisboa para acolher a próxima edição do maior evento da Igreja Católica.

Boas-vindas desde já

Voltando ao vídeo promocional do evento, o primeiro a falar é o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa: "Sejam bem-vindos a Portugal, jovens de todo o mundo". O Presidente mostrou-se "muito feliz" na reação ao anúncio e falou em "vitória".

O primeiro-ministro, António Costa, acrescenta: “Há séculos que Portugal constrói amizades entre povos e entre culturas. Gostamos de receber quem nos visita. Gostamos de acolher quem quer viver entre nós. Sejam bem-vindos a Portugal”.

Já o presidente do município capital, Fernando Medina, salienta que “Lisboa é uma cidade alegre e vibrante”. “Vamos receber-vos a todos com grande alegria em 2022. Bem-vindos a Portugal”.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, deixa o desafio: “Em 2022 estaremos juntos em Lisboa, com o papa Francisco, celebrando a fé e enviando ao mundo uma mensagem de fé e de esperança”.

No filme, há imagens de monumentos históricos de Lisboa, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, “viajando” pelo Centro Cultural de Belém e o Bairro Alto, e mostrando, por exemplo, o Parque Eduardo VII e o Parque das Nações.

Lisboa vai receber em 2022 as JMJ, consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica.

O anúncio foi feito na missa de encerramento das JMJ, que hoje terminam na Cidade do Panamá, presididas pelo papa Francisco, pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, organismo do Vaticano que organiza as JMJ com um comité local, Kevin Joseph Farrell.

Na sua conta no Twitter, o papa Francisco também deixou uma mensagem:

As JMJ são um encontro de jovens de todo o mundo com o papa, num ambiente festivo, religioso e cultural, que mostra o dinamismo da Igreja Católica.

O maior evento da Igreja Católica foi criado pelo papa João Paulo II (1920-2005).

Continue a ler esta notícia