Garrafas, tampões... tudo é arte (fotos) - TVI

Garrafas, tampões... tudo é arte (fotos)

  • Portugal Diário
  • Fátima Casanova
  • 20 jan 2008, 01:00
Joana Vasconcelos apresenta a obra «A noiva», em palestra

Joana Vasconcelos baseia-se em símbolos portugueses e na imagem da mulher

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Um lustre feito de 14 mil tampões, chamado «A noiva», é a obra mais conhecida de Joana Vasconcelos. «Simboliza a pureza da mulher, a virgindade até ao casamento», explicou a artista plástica, este sábado no Museu Berardo, onde está patente uma retrospectiva da sua obra.

Provando que as suas obras são arrojadas e diferentes, Joana Vasconcelos fez recentemente uma reprodução do coração de filigrana de Viana do Castelo, uma peça típica da joalharia portuguesa. Em vez de ouro, Vasconcelos usou talheres na composição da peça, criticada por quem considera que a adulteração é uma «troça» à joalharia tradicional.

Inspirada por Amália Rodrigues, a artista baptizou a obra como «Coração Independente», numa alusão a uma música da cantora. Segundo Joana Vasconcelos, que realizou este sábado, no Centro Cultural de Belém uma palestra aberta ao público, foi a imagem de Amália Rodrigues que fez com que a mulher portuguesa fosse vista com glamour.

«Se por um lado há um espírito inovador, por outro, Portugal ainda é um país conservador. O plástico pode ser tão chique como o ouro ou a prata», explicou a artista, às críticas.

«Burka»

O trabalho de Joana Vasconcelos demonstra ainda uma vertente política. A obra «Burka» espelha a preocupação de Vasconcelos pelo Médio Oriente, em especial pela mulher árabe. A artista revestiu uma burka com tecidos de vários países, fazendo reflectir que todos estão envolvidos, mas escondem a sua verdadeira motivação nos conflitos que abalam o Médio Oriente.

«Message in a bottle»

À entrada e à saída do Museu Berardo, encontra-se outra das obras mais emblemáticas da artista: «Message in a bottle». Esta é uma escultura de grande dimensão feita de garrafas, que simboliza o consumismo e o abuso de álcool da nossa cultura.
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