Padre anda a treinar para missa às escuras - TVI

Padre anda a treinar para missa às escuras

Fátima

Paróquia de Coimbra quer chamar a atenção para as dificuldades dos invisuais

Uma missa às escuras vai ser celebrada domingo numa paróquia de Coimbra, com o objetivo de sensibilizar aqueles que veem para as dificuldades (e potencialidades) dos cegos e amblíopes.

A missa tem início às 21h15, na Igreja de São João Baptista, zona da Portela, e será celebrada pelo padre Jorge Santos, que «tem andado a treinar» para ultrapassar as dificuldades impostas pela escuridão.

«A leitura do Evangelho neste domingo até a sei de cor, as outras leituras vão ser em braille [por invisuais]», afirmou o pároco à Lusa, nesta sexta-feira, admitindo poder valer-se, durante alguns passos da missa, de uma pequena vela.

Jorge Santos já aconselhou o coro e músicos que participarão na celebração a que «tentem treinar, para saber de cor» os cânticos e músicas.

Para que nenhuma luz entre no templo, «todos os vidros vão ser forrados de negro» e, mesmo assim, os fiéis convidados a vendar os olhos, para poderem melhor sentir na pele as limitações impostas pela escuridão, explicou à Lusa Ana Eduarda Ribeiro, assistente social da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) em Coimbra, promotora da iniciativa.

O objetivo deste tipo de ações de sensibilização é também, disse a assistente social, «permitir perceber as potencialidades que existe na deficiência visual».

É a segunda vez que uma missa às escuras é celebrada nesta paróquia, embora agora se trate de uma missa à hora habitual, a última aos domingos.
Continue a ler esta notícia