Investigador português premiado com bolsa europeia - TVI

Investigador português premiado com bolsa europeia

Análises

Bolsa de 1,1 milhões para projecto na área da cicatrização de feridas

Relacionados
O investigador António Jacinto foi distinguido com uma bolsa de excelência europeia no valor e 1,1 milhões de euros para um projecto na área da cicatrização de feridas, anunciou esta quarta-feira o Instituto de Medicina Molecular (IMM), noticia a Lusa.

Esta é a segunda vez que um projecto português é financiado este ano pelo European Research Council, depois de Henrique Veiga Fernandes, também investigador do mesmo instituto da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, ter ganho em Fevereiro outra «Starting Grant» de 1.8 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, António Jacinto, disse que o seu projecto será desenvolvido durante cinco anos e envolverá o estudo dos mecanismos celulares e moleculares da cicatrização das feridas e da regeneração de tecidos.

«Estudaremos esses mecanismos em modelos animais, essencialmente na drosophila, ou mosca-da-fruta, e no peixe-zebra», disse o cientista ao descrever o projecto «Epithelial Resealing», que arrancará a partir de meados do ano no IMM.

«Trata-se de aprofundar o conhecimento da biologia das células e perceber bem o processo de cicatrização a nível celular», acrescentou, referindo entre possíveis aplicações médicas a recuperação pós-cirúrgica ou o tratamento de úlceras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados