Jovem de 17 anos com sarampo internada em estado grave - TVI

Jovem de 17 anos com sarampo internada em estado grave

  • VC
  • 17 abr 2017, 09:28
Sarampo está de volta devido a pais que não vacinam os filhos

Terá sido contagiada por uma criança de 13 meses, não vacinada, que depois terá também contagiado quatro funcionários do hospital, dois dos quais médicos

Uma jovem de 17 anos internada com sarampo no hospital de Cascais (com seis casos confirmados) foi transferida para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, devido ao agravamento do estado de saúde.

A jovem encontra-se neste momento num quarto de isolamento, que permite ter respiração assistida com ventilador, nos cuidados intensivos, confirmou o diretor-geral de Saúde, revelando que o estado da jovem é "bastante grave".

A transferência de Cascais para Lisboa foi feita porque o D. Estefânia é a única unidade de saúde com quartos de pressão negativa e cuidados intensivos necessários para este tipo de situações.

Para desbloquear esta vaga no hospital, houve intervenção da Direcção-Geral da Saúde e o ministro da Saúde foi avisado.

A jovem terá sido contagiada por uma criança de 13 meses, não vacinada, que depois terá também contagiado quatro funcionários do hospital, dois dos quais médicos.

O último balanço oficial, divulgado a meio da semana passada, dava conta de 10 casos de sarampo na região de Lisboa e Algarve. Serão agora, pelo menos 16, os casos confirmados da doença.

As autoridades de saúde estão preocupadas com o regresso de casos de doenças que estavam eliminadas em Portugal, sendo que o Plano Nacional de Vacinação as cobre.

Leia também: 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos