Repórter TVI: «Um Lar Debaixo da Ponte» - TVI

Repórter TVI: «Um Lar Debaixo da Ponte»

Juan e Fernando são parte dos números e o rosto da pobreza em Portugal. Vivem debaixo da ponte, às portas de Lisboa, onde o Tejo desagua. Durante um mês, a TVI acompanhou os dias e noites destes dois homens que lutam por um amanhã melhor

«Viver Debaixo da Ponte», mais do que uma mera expressão, resume a vida de Fernando e Juan, dois homens que o destino juntou às portas de Lisboa, onde o Tejo desagua, num dos concelhos mais ricos do país.

Diariamente, são milhares os carros que lhes «passam por cima da cabeça», sem se aperceberem da existência deles. Há três anos que sentem na pele o que é viver ao relento, sem água, sem luz e com a comida e o dinheiro que cada dia “desenrasca”. Mas é neste sítio, improvável e duro, que têm tudo o que lhes resta para lá das memórias.

E é aqui que têm aquilo a que chamam lar.

Durante um mês, a TVI acompanhou os dias e noites destes dois homens que lutam por um amanhã melhor e que não se desculpam com as circunstâncias da vida que os empurrou para este lugar, onde é tão fácil desistir. 

Esta é, acima de tudo, uma história de dignidade.

Juan e Fernando são parte dos números e o rosto da pobreza em Portugal. São apenas dois nomes, de tantos, que enchem esta Europa de pessoas sem um lar. É aqui, em Espanha ou na Grécia...
 
São dois rostos, duas vidas, que ficaram reféns de uma crise. Juan é cubano e está há dez anos em Portugal.
 
Fernando, na idade em que a reforma deveria ser um conforto de uma vida, vive com pouco mais de cem euros garantidos por mês de uma pensão.
 
«Um Lar Debaixo da Ponte» é uma grande reportagem da jornalista Catarina Canelas, com imagem de José Chorão e edição de Miguel Freitas.
Continue a ler esta notícia