Duarte Lima vai ser julgado em Portugal pelo homicídio de Rosalina Ribeiro - TVI

Duarte Lima vai ser julgado em Portugal pelo homicídio de Rosalina Ribeiro

Caberá ao Tribunal de Sintra decidir os próximos passos processuais

Duarte Lima vai ser julgado em Portugal pelo homicídio de Rosalina Ribeiro. Segundo apurou a TVI, Duarte Lima foi notificado da “continuação do procedimento em Portugal”.

Ou seja, agora caberá ao Tribunal de Sintra decidir os próximos passos processuais.

O Ministério Público poderá ter de fazer ainda uma acusação com base na investigação brasileira, uma vez que os sistema jurídico do Brasil não deduz acusação contra os suspeitos.

A defesa de Duarte Lima queria o julgamento no Brasil, uma vez que é lá que estão todas as testemunhas e decorreu a investigação.

Duarte Lima era o advogado de Rosalina Ribeiro, que ficou com uma fortuna deixada pelo ex-companheiro e multimilionário Tomé Feiteira. Foi morta a tiro há mais de dez anos.

Duarte Lima é suspeito de homicídio para ficar com cinco milhões de euros.

Na sexta-feira realizou-se uma audiência prévia para os juízes apreciarem a admissibilidade ou não de Duarte Lima ser julgado em Portugal pela acusação de homicídio de Rosalina Ribeiro, investigado no Brasil.

O advogado de Duarte lima entendeu que não era de admitir o pedido formulado pelo Brasil, e aceite pela ministra da Justiça portuguesa, para que o processo fosse julgado em Portugal, alegando “a questão da boa administração da justiça”.

A favor desta posição, o advogado lembrou que os factos ocorreram no Brasil, que a maioria das testemunhas têm residência naquele país, que há necessidade de fazer deslocações ao local do crime (Maricá) e que o modelo de investigação brasileiro é diferente do português, uma vez que a direção do inquérito não pertence ao Ministério Público (MP).

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE