Conselho Superior do MP analisa Baptista Romão - TVI

Conselho Superior do MP analisa Baptista Romão

  • Portugal Diário
  • 4 mar 2008, 07:22
justiça

Ministro da Justiça solicitou autorização aos magistrados

Relacionados
O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) reúne-se esta terça-feira extraordinariamente para analisar a nomeação do procurador Baptista Romão para dirigir a Polícia Judiciária do Porto.

Fonte do CSMP adiantou à agência Lusa que a apreciação sobre o nome de Baptista Romão é o único ponto da ordem de trabalhos.

O que o CSMP tem de autorizar, ou não, é a comissão de serviço do magistrado do Ministério Público na Polícia Judiciária do Porto, em substituição do também magistrado do MP Vítor Guimarães.

O nome de João Manuel Baptista Romão reúne consensos no sector da Justiça, tendo mesmo o director demissionário, Vítor Guimarães, considerado sexta-feira a indicação do magistrado para o substituir como «uma boa escolha».

Crimes violentos: PJ afasta ligações

Crime: situação «não é normal»

O ministro da Justiça, Alberto Costa, solicitou sexta-feira autorização do Conselho Superior do Ministério Público para nomear o procurador Baptista Romão para o cargo de director da Polícia Judiciária do Porto.

A respectiva proposta foi-lhe presente pelo director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, segundo um comunicado do Ministério da Justiça divulgado naquele dia.

A escolha de João Manuel Baptista Romão surge um dia depois de o procurador Almeida Pereira ter recusado a nomeação para o cargo de director da PJ do Porto, após aceitar inicialmente o convite que lhe havia sido formulado por Alípio Ribeiro para suceder a Vítor Guimarães.

Acidente na Maia

A reunião do CSMP realiza-se um dia depois de ser conhecida a morte de um informador da PJ do Porto num acidente com a viatura que conduzia, um Ferrari, que se despistou de madrugada numa recta na zona de Águas Santas, Maia, incendiando-se em seguida.

O condutor, que morreu carbonizado, foi identificado como Carlos Filipe, proprietário de um stand de automóveis, e que era informador da Judiciária.

Trata-se do segundo caso violento em pouco mais de 24 horas relacionado com a noite no Porto, depois de um segurança do bar/discoteca Bela Cruz, no Porto, ter sido baleado na cabeça no domingo de manhã, encontrando-se em estado grave, mas estável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados